quinta-feira, agosto 03, 2006

DICA DE LEITURA - 03 de Julho

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA COMPANHEIRA - "Mais uma gorda fatura deve ser debitada na conta do brasileiro "comum", aquele sujeito regularmente convocado para custear benefícios que ele mesmo nunca receberá. Desta vez, ele terá de pagar pela salvação financeira da Petros, o fundo de pensão dos funcionários da Petrobrás. Um acordo para isso está sendo concluído entre a empresa e a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Estimado em R$ 9,3 bilhões, o rombo atuarial do fundo deverá ser coberto pela estatal em 30 anos. Numa divisão simples, isso equivale a R$ 310 milhões por ano." Leia mais no Estadão.

SACO DE BONDADE ELEITORAL - "Os riscos do descontrole. A política de pessoal do governo Lula está sob o comando dos sindicatos. A afirmação, do consultor de economia do Senado e especialista em contas públicas Marcos Mendes, define bem a maneira como o atual governo está administrando os gastos com o funcionalismo e embute uma advertência séria para o próximo presidente, qualquer que seja o escolhido pelos eleitores. Se o novo governo não conseguir retomar o controle dessa política, a crise fiscal será ainda pior do que a que já vem sendo antevista pelos especialistas e exigirá um ajuste ainda mais profundo e doloroso, se o objetivo for garantir o crescimento econômico com estabilidade." Leia mais no Estadão.

SUS NÃO ATUALIZA A LISTA DE REMÉDIOS DESDE 2002 - Por Ricardo Grinbaum: "Os brasileiros têm direito a receber remédios de graça, seja qual for a doença e o preço. Bastaria seguir o trâmite burocrático e levar o pedido médico a um posto de saúde ou hospital. Na prática, porém, não é o que ocorre. Há quatro anos, o governo não renova a lista de compras de drogas para doenças graves e crônicas."
Leia mais no Estadão.

GOVERNO GULOSO. ENTENDA POR QUE OS JUROS SÃO TÃO ALTOS - "Hoje, 45% dos depósitos à vista dos bancos fica retido [compulsório] no Banco Central (BC). Em resposta às constantes cobranças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que as taxas bancárias sejam reduzidas, Cypriano [Febraban] afirmou que, se o compulsório cair no mínimo dez pontos porcentuais, o repasse [queda de juro] será imediato".
Leia mais no Estadão.

A LA CHAVEZ? "Constituinte é só apelido de Golpe Constitucional." - Leia no Blog de Reinaldo Azevedo
Google
online
Google