quinta-feira, março 24, 2011

COLUNA DO SPC no jornal Gazeta

PSDB – um partido doente?

 
            Com o Democratas, partido da direita light na UTI, há tempo respirando por aparelhos, ninguém notou que o seu aliado histórico, o PSDB, dos coloridos tucanos, também está sofrendo do mesmo mal, uma doença em que os sintomas principais são desorganização, falta de lideranças, infidelidade partidária, entre outras sacanagens. Sintomas que vem de algum tempo se agravando com o risco de chegar ao ponto em que nem cirurgia resolve. Existem algumas esperanças de reverter esse quadro, mas, pelo rumo que as coisas estão tomando, difícil para o partido do meu amigo FHC e dos saudosos Franco Montoro e Mário Covas voltar a ser aquele partido que nasceu de uma dissidência do PMDB com a proposta de mudar os rumos políticos do país.
          Infelizmente, o corpo do partido está inchado, os aproveitadores transformaram o PSDB em sigla de aluguel, com as exceções de praxe. Tomamos por base Itapeva e região, mas pelo que se lê na grande imprensa esse mal está disseminado país afora. Em nossa região sudoeste paulista, mais conhecida como Ramal da Fome, os sintomas da doença chegaram aos estertores devido ao mau caráter político, tanto de prefeitos, vereadores como de dirigentes do partido, que não têm pudor de trabalhar, descaradamente, para candidatos de outras legendas. Aqui fala mais alto o din-din. E por cúmulo da ironia, o vereador Tarzan, o mais antigo e o mais infiel dos tucanos locais, recentemente, foi eleito presidente do partido. Aqui, o prefeito, que já foi petista, hoje se diz “tucano”, lidera essa infidelidade ao trabalhar, de mangas arregaçadas, para candidatos de outras legendas, inclusive para a presidente Dilma. E ninguém tá nem aí.
E não foi por falta de aviso. Este escriba já denunciou essa marotagem, em prosa e verso, o diretório estadual está ciente disso, mas em Itapeva e região ainda prevalece a vontade de uns tucanos de alta plumagem (mas que são de meia-tigela) que têm aqui o seu curralzinho eleitoral e dão força para os fisiológicos do partido. Uma vergonha. Em Itararé a comissão provisória foi formada por pessoas de elevado prestígio e respeito na cidade, presidida pelo empresário Helinton Scheidt do Vale, vice o dentista Luiz Arnaldo Pelissari, que assumiram o partido esfacelado e prometem devolver à sigla o antigo prestígio. Torcer para que eles não se percam na capação. Como os daqui.  Com tucanos da espécie itapevense, o PSDB não precisa do PT nem de outros partidos para perder eleições só deixar como está que os adversários agradecem. Não está pior porque o povo aqui não gosta muito do PT, sobra para os tucanos. Só por isso.                                                    
Tucano tenta ajudar petista
Ironia do destino. O vereador Tarzan (PSDB?) há anos vem tentando arrumar uma sinecura (mamata) para o seu amigo e ex-vereador petista Israel. Usando sua lábia, ele conseguiu que o presidente da Câmara, (ex-tucano) Paulo de La Rua, criasse um cargo “especial” para o seu amigo ficar lá em Brasília, fazendo contatos com políticos do PT a fim de viabilizar recursos, através de emendas parlamentares. Como no tempo em que o prefeito Cavani era petista. Dá para se acreditar numa coisa dessas? Qual será o motivo dessa obsessão, meio patológica, do Tarzan pelo Israel? Freud explica? Nada contra o Tarzanzinho ajudar o seu amigo, isso é bom, mas com dinheiro do contribuinte itapevense? Felizmente, para o erário municipal, o Israel não pode assumir por questões legais e o cargo deve ser extinto pelo Paulinho (a não ser que outro petista se candidate à vaga, aí...). Este escriba já preencheu sua ficha no PT. Quem sabe se...
                                                                      
E a saúde, como vai?                                              
            Segundo a vereadora Áurea Rosa (PTB) e mais umas quinhentas pessoas, a saúde em Itapeva vai de mal a pior. Ela citou, na tribuna da Câmara, apenas dois problemas: a falta de aparelhagem de oftalmologia para exames de vista, que já se arrasta há bastante tempo sem que o secretário Marco André encaminhe o caso para uma solução; e o affaire do oncologista, doutor Adriano, que por falta de condições de trabalho já fala em ir para outra cidade. Será que vamos perder mais esta oportunidade de melhorar e ampliar o sistema de saúde por incúria do Executivo Municipal e do seu Secretário de Saúde? Oremos.

1 Comments:

Anonymous PC said...

Não vejo o PSDB como um partido doente, é um partido muito forte que governa os principais estados brasileiro e muitas capitais. Pode ser que não esteja agradando como um partido que faz oposição ao governo federal. E há um nítido racha no partido entre o núcleo mineiro e o paulista, nota-se também uma grande rejeição em nível nacional aos cardeais tucanos de SP, principalmente do Sr. José Serra, que se arroga como dono do partido e impõe sua vontade em detrimento da maioria. Esse seu estilo centralizador, quase que um ditador, é que inviabiliza um projeto de união nacional do PSDB, se o PSDB ambiciona a presidência, vai ter que conquistar o eleitorado mineiro, e para isto é preciso se entender com o Aécio Neves.

9:31 AM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google