segunda-feira, janeiro 25, 2010

A "democracia" que petistas tanto gostam

Chávez suspende transmissões de emissora que critica governo


Folha de S. Paulo - 25/01/2010

Canal a cabo RCTV recusou-se a transmitir discurso do presidente da Venezuela; medida acirra tensão política em meio à crise econômica.

Chávez tira do ar emissora de TV a cabo oposicionista

Presidente justifica medida alegando que RCTV descumpriu nova regulação do setor

Rede já havia sido alvo de ataque do governo em 2007; caso acirra tensão na Venezuela, que sofre crise energética e econômica

DA REDAÇÃO

Atendendo a uma ordem do presidente Hugo Chávez, a autoridade venezuelana de regulação de TVs a cabo e por satélite suspendeu ontem a transmissão da emissora RCTV, abertamente antigoverno.

A decisão, condenada pelos EUA e pela oposição, soma-se a uma longa lista de ataques à imprensa por parte de Chávez e acirra tensões políticas no país, que está envolto numa crise energética e econômica.

A Comissão Nacional de Telecomunicações da Venezuela (Conatel) cortou à meia-noite de ontem o sinal da RCTV (Radio Caracas Televisión Internacional), alvo principal de uma medida que atingiu outras cinco emissoras privadas.

O governo alega que a RCTV descumpriu a nova legislação do setor que entrou em vigor na semana passada, obrigando todos os canais com ao menos 70% do conteúdo produzido na Venezuela a transmitirem programas oficiais sempre que as autoridades pedirem.

No sábado, a emissora oposicionista se recusou a transmitir um discurso dirigido por Chávez a simpatizantes.

"Se os canais não respeitarem a lei, não poderão retomar suas transmissões. A decisão é deles, não nossa", disse Chávez ontem em seu pronunciamento semanal de rádio e TV.

Um advogado da RCTV entrou com pedido na Suprema Corte para suspender a aplicação da nova regulação no setor.

Google
online
Google