sábado, agosto 15, 2009

COLUNA DO SPC, NO ITA NEWS

Cutucando


A lentidão da justiça


Após catalogar cerca de 700 páginas que formam o inquérito sobre denúncias de supostos desvios de dinheiro do erário municipal para as festas de aniversário de Itapeva (FAI) 2005/6/7/8, parece que a Promotoria não conseguiu apurar se houve eventuais abusos cometidos pela Administração. Isso animou o ímpeto festeiro do prefeito Cavani e seus acólitos, que já se preparam para as festanças na cidade. Com precatório e tudo.


Pergunta inocente: será que nessas festas estava tudo certinho, que as denúncias protocoladas pelo ínclito Promotor da Primeira Vara não passaram de lamentável equívoco? Não houve, afinal, nenhum ilícito? Faltaram provas? Ou faltou o quê?


Estas ponderações devem-se ao fato de que a FAI/09 está programada e vai ser nos mesmos moldes anteriores e realizada pela mesma empresa ora investigada pelo Ministério Público. Outra pergunta que não quer calar: pode uma empresa investigada contratar serviço público, justamente com a mesma prefeitura com a qual compartilha as denúncias? Será que enquanto as denúncias não forem acatadas pelo juiz ou transitarem em julgado as partes envolvidas no processo podem continuar a praticar aquilo do que estão sendo acusadas? Será isso legal? Ou ético? Itapeva virou o Senado da República?


Curioso foi a atitude de duas empresas que participavam da licitação, comenta-se que na última hora desistiram sob o pretexto de não terem “entendido” o edital. Dá pra acreditar? Será que o edital foi redigido em linguagem cifrada só para a empresa ganhadora entender? Que diacho de edital complicado é esse? Estranho enigma como tantos outros perpetrados pela gestão Cavani pra manter a aparência de transparência.


Ruas esburacadas e estreitadas


A administração municipal está recheada de gente incompetente, uns menos, outros mais, mas na média o resultado deixa muito a desejar. Gasta-se um rio de dinheiro com o funcionalismo, mas descuida-se de capacitação profissional, agravada pela falta de supervisão dos serviços. Onde estão os infatigáveis feitores?


Quem for de carro do centro para os bairros vai notar a diferença: o número de buracos e crateras aumenta exponencialmente, ruas asfaltadas e esburacadas. A rua Mouracy do Prado Moura, Vila Nova, é uma boa amostra do que ocorre nas demais ruas da periferia da cidade, é buraco que não acaba mais. Nem as ruas se conservam mais.


Outra. Uma das heresias gerenciais praticadas pela atual Administração é manter funcionário despreparado para a função. Um caso exemplar é a “sinalização” feita nas ruas com aqueles marcadores pregados no asfalto, sem critério técnico, com intuito de “ordenar” o leito carroçável, estreitando perigosamente as ruas a ponto de colocar em risco tanto motoristas como pedestres. Mais parece brincadeira de marmanjo que não tem nada melhor para fazer pra matar o tempo. E ninguém reclama.


Quem passar pela rua Dr. Érico Pimentel Dias, ao lado da Igreja Presbiteriana, vai entender o que queremos dizer, vai ver que uma “sinalização” irracional tornou uma rua larga e segura numa via perigosa, propensa a acidentes graves, devido ao estreitamento com os tais marcadores pregados no asfalto. O funcionário responsável pelo serviço foi avisado do risco de acidentes, concordou que devia mudar a sinalização, mas deixou como estava. A rua dr. Ricardo Whately é outra molecagem praticada pelo mesmo funcionário, bordada por dezenas de marcadores a estreitar perigosamente o trânsito dos veículos, que passam raspando as calçadas. Nos dias de chuva o risco de derrapadas no asfalto liso aumenta. Será que o prefeito Cavani não vê isso?


Sem deixar pegadas


Volta a pergunta: por qual obra de real importância para Itapeva a gestão Cavani vai ser lembrada? A do Guilherme foram as duas rodoviárias, a de Wilmar, a avenida Mário Covas, calçadão e rotatórias. Além, claro, dos escândalos que ambos foram protagonistas, que todos se lembram e seria ocioso repetir. E a gestão Cavani, o que vai deixar de lembrança? O Pilão D´água e Estádio Municipal inaugurados? O Teatro e a Estação V. Isabel? Por enquanto sua gestão só tem escândalos no currículo. Oremos.

Google
online
Google