sábado, maio 09, 2009

Coluna do SPC, no Ita News

Educação, a bola da vez?


Terça-feira passada, duas professoras da rede pública municipal me procuraram a fim de censurar os elogios que fiz à secretária da Educação, Selma Bührer Cravo. Elas não gostaram nem um pouco de ter definido a secretária Selma como de “inexcedível honestidade” o que também incomodou a maioria das colegas - disseram. Tremenda saia-justa, pois não esperava essa reação das professoras por acreditar, piamente, que dona Selma, como seu irmão Adelço da Secretaria de Finanças, são pessoas acima de qualquer suspeita. Estou errado? Se estiver me corrijam.


Aí, elas aproveitaram o embalo para desfiar um rosário de reclamações da secretária com adjetivos que soavam exóticos ditos por mestras do ensino, mas se percebia que eram sinceros e que há muito estavam guardados no fundo de seus corações. De permeio elas fizeram denúncias de irregularidades, cujo teor este escriba enfarado guardou no cofre até que provas concretas sejam apresentadas. Tem gente que garante que abrir a “caixa-preta” da Educação é como abrir Caixa de Pandora!! Será?


Câmara começa a despertar


As sementes de oposição lançadas logo no início da atual legislatura por dois bravos vereadores do DEM, Comeron e Margarido, estão germinando que é uma beleza e já se vê pequenos frutos dessa semeadura na ramagem antes pisada pelas vaquinhas-de-presépio. Todavia, não se pode levar em conta o entusiasmo de vereadores novatos que fazem oposição mais para aparecer, pois eles ainda precisam do aval do tempo para se poder confiar neles; já o veterano peemedebista Júnior Guari vem dando sinais confiáveis de que pode vir a somar com os dois referidos oposicionistas, pois tem ousado subir à tribuna da Câmara para criticar o prefeito Cavani (campeão de promessas não-cumpridas), atitude rara do nobre edil que passou anos a fio em casto silêncio.


Paulinho de la Rua também está reagindo ao tratamento de choque da imprensa e já apresenta claros sintomas de recuperação do fisiologismo que o acometeu. Ele deve estar desencantado com o alcaide, primeiro porque a esperança até há pouco tempo alvissareira de ele vir a ser o candidato do coração do prefeito, com chances de êxito, se desvaneceu diante das tantas denúncias contra a Administração (vem mais por aí); a segunda, menos provável, é fruto do diz-que-diz-que de que o escolhido do prefeito será um “irmão da opa” muito conhecido no meio forense pela antipatia e nariz empinado. Seja como for, se o Paulinho permanecer com o prefeito corre o risco de morrer na praia em 2012, se voltar ao aprisco da oposição pode não merecer a mesma confiança de outrora, contudo, ainda é a sua melhor alternativa. Renovação política, já.


Atenção, arapongas


“Arapongas”, meus amigos, por favor, não mandem mais fotos via internet dos caminhões da Itamix descarregando concreto em obras públicas porque isso não interessa mais, pois a empresa foi vendida e não pertence mais ao prefeito. As dezenas de fotos arquivadas façam um quadro como lembrança destes tempos gatunos, de preferência tendo como pano de fundo um belo pomar de laranjas.



Seguuuura, peão

As denúncias que estão sendo apuradas pelo Ministério Público sobre suspeitas de irregularidades na Festa de Aniversário de Itapeva (FAI) deve render muita amolação e algumas despesas para o prefeito, secretários e patrocinadores. Nada mais. Porém, já está de bom tamanho para aqueles que ficaram até as três horas da madrugada acordados devido ao barulho nas doze noites de festa. Mas se sobrar uns processinhos por tráfico de influência, prevaricação e falsidade ideológica, melhor ainda.


Deve ser horrível depois de 4 ou 5 anos o cidadão, tranquilo em casa, receber intimação da Justiça para ir ao fórum responder processo que nem se lembrava mais.


A justiça, ainda que tardia, é a vingança dos fracos e oprimidos.

Google
online
Google