quinta-feira, agosto 21, 2008

Governo de São Paulo loteia diretorias de ensino
Fábio Takahashi - Folha de S. Paulo

O governo de São Paulo loteou entre os políticos da base aliada as diretorias regionais de ensino - órgãos de natureza técnica, responsáveis pela implementação dos programas educacionais em todos os municípios do Estado.
Nas últimas quatro semanas, a Folha identificou o padrinho político de 40 delas, das 91 existentes. São deputados, prefeitos e dirigentes partidários, isso quando o dirigente não é, ele próprio, militante político.
O esquema de loteamento político para o cargo é antigo, mas havia cessado no governo Mario Covas (1995-2001), quando foi implementado um sistema de provas e entrevistas para a escolha dos nomes.
O sistema de indicações, porém, voltou a funcionar na gestão Geraldo Alckmin (PSDB), foi mantido por Cláudio Lembo (DEM) e continua a vigorar com José Serra (PSDB).
A função de dirigente de ensino é estratégica para a Secretaria da Educação, uma das áreas mais criticadas em razão das baixas notas obtidas pelos estudantes paulistas nas avaliações pedagógicas periódicas. LEIA MAIS
É o fim da picada: em pleno século 21, continuar a lotear cargos na educação entre políticos...
PS: A diretora de Itapeva é da cota do PSDB de Capão Bonito (ex-prefeito Tamura).
Google
online
Google