quarta-feira, junho 04, 2008

Secretário da Saúde de Itapeva prevê reviravolta na medicina: rezas em lugar de medicamentos
Não é brincadeira do blog, não. Leia lá no Portal Itapeva, da jornalista Juliana Oliveira:
"O secretário municipal de Saúde Denílson Rodrigues, que recebeu a Folha do Sul na tarde de quarta-feira (28), explica que o sistema convencional, com médicos atendendo e receitando medicamentos alopatas está perdendo espaço para um sistema novo, onde curas alternativas, métodos preventivos e até a prática da religião, serão utilizados para garantir a saúde da população. E ele está convencido de que este é um caminho sem volta.
(...)
Até mesmo a prática religiosa, os contatos afetivos e as atividades de meditação serão recomendadas, em breve, pelos agentes de saúde."
***
Será que o secretário da Saúde não acredita em medicina? Não acredita em ciência? Ele está aconselhando os doentes a procurarem benzedores ou pastores, é isso?

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E vista das declarações dos secretários (e secretárias também) da prefeitura nota-se que preparo não é um pré-requisito para a escolha dos mesmos. Não é preciso ser da área médica para ver que um secretário de saúde que se refere aos medicamentos da medicina tradicional como "medicamentos alopatas" ou deve viver em alguma época longínqua onde se falavam de humores, sanguessugas e outras falácias, ou então desconhece o conceito de ciência.

De qualquer maneira, falando em falácia, não podemos também crucificar o secretário por apelar para o emocional das pessoas em suas declarações, pois basta abrirmos a lista telefônica que veremos médicos que se denominam homeopatas. A homeopatia é uma das grandes fraudes científicas (vide, por exemplo, o artigo de Benveniste na Nature) que se incorporaram no nosso cotidiano. Ela é tão eficiente como uma reza, um curandeiro, ou um placebo de farinha (desde que você creia é claro). Os homeopatas obviamente não devem concordar com isso, mas será que algum deles poderia citar algum artigo científico publicado em alguma revista séria (não vale revista que os próprios homeopatas criaram para publicar os trabalhos deles) atestantdo a eficiência de tal procedimento?

11:48 AM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google