domingo, junho 22, 2008

INDUSTRIALIZAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS
"Nos anos 40, apenas 20% da população brasileira estavam nas cidades. De 1940 a 1980, a relação praticamente se inverteu, e 70% passaram a viver nos centros urbanos.

Enquanto o número de brasileiros triplicou, o PIB do país se multiplicou por 15; o crescimento médio do Brasil neste período foi de 7%; as regiões metropolitanas foram o grande motor, com taxas de 7,57%. São Paulo registrou 8,5%.

— Os números deixam absolutamente claro que quem puxou essa transformação foram as principais regiões metropolitanas. Demograficamente, elas também cresciam mais que a média do Brasil, mas como o PIB crescia mais, havia um ganho do PIB per capita — explica o economista.
LEIA MAIS
O mesmo processo ocorreu em todos os países que se industrializaram. No começo, bagunça o coreto, porque as cidades não estavam preparadas para receber tanta gente.
Depois as coisas vão se arrumando, conforme a economia vai crescendo.
Foi assim na Inglaterra, primeiro país a se industrializar. Os relatos de Marx e outros são terríveis. Depois a Inglaterra se tornou um país rico, um dos campeões de IDH (desenvolvimento humano).
Para entender o que ocorreu/está ocorrendo no Brasil, é preciso conhecer a história de outros países que se industrializaram primeiro.

Marcadores:

Google
online
Google