REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS MAIOR EM SP
"Em todo o País, a taxa de homicídios vem caindo desde 2004, em ritmo decrescente. De 2003 para 2004, o total de homicídios por armas de fogo caiu 5,3%; de 2004 para 2005 caiu 2,8%; em 2006 caiu 1,8% - ainda representando o trágico total de 46.660 assassinatos.
Em São Paulo, a taxa de homicídios vem caindo desde 1999, segundo o pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador da equipe que realizou o levantamento. Na sua interpretação, isso se deve a melhorias do aparato policial mas, também, a uma reação da sociedade civil, expressa na criação de entidades como os institutos "Sou da Paz" e "São Paulo contra a Violência". MAIS
Estamos na reta final do processo de urbanização, começado em 1930. O crescimento desordenado das cidades pegou as autoridades de calças curtas.
Sem planejamento, as cidades ficaram caótica, os serviços públicos não deram conta. A começar da falta de terrenos urbanos para as camadas mais pobres, que foram morar na beira dos rios, de estradas ou nos morros (lotes mais baratos).
Faltaram policiamento, cadeia, justiça.
Faltaram boas escolas, hospitais para atender a população crescente.
O processo de urbanização começou em 1930, se acelerou com a industrialização. Agora parece dar sinais de que as coisas começam a entrar nos eixos.
São Paulo saiu na frente porque o governo investiu mais em segurança.
A história mostra que o mesmo processo ocorreu em outros países que se industrializaram e se urbanizaram antes, e hoje lideram o ranking de IDH.
Se o Brasil crescesse mais, gerasse mais requeza, o processo seria mais rápido.
Daqui a 30 anos, teremos o IDH atual da Suécia. Claro, se os governos não atrapalharem demais.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home