quarta-feira, janeiro 09, 2008

Zunzum sobre poupar energia
Vinícius Torres Freire, Folha de S. Paulo

HÁ UM ZUNZUM no governo a respeito da conveniência de iniciar "campanhas educativas de poupança de eletricidade". O zunzum ficou mais forte desde a semana passada, quando repercutiu fora da área técnica de energia a notícia de que dezembro foi mês ruim de chuvas -não aumentou como esperado o "estoque" de água/energia nos reservatórios das hidrelétricas.
Um integrante do governo federal chegou a usar a expressão "racionalização do consumo" em conversa com esta Folha. "Racionalização" pode significar qualquer coisa, de excesso de zelo a corte de luz, mas sempre pega mal. Era a palavra que, em março de 2001, o governo FHC utilizava para desconversar que o apagão, o racionamento, viria dali a uns dois, três meses.
(...) No final do mês, o nível médio d’água nos reservatórios do Sudeste teria de marcar 53%, o nível crítico, o mínimo de segurança. Estamos com 44,5%. O nível mínimo de segurança está subindo e o "estoque" real d’água está caindo. Quando essas duas "curvas" do gráfico se aproximam, é preciso usar mais térmicas e menos hidrelétricas. MAIS
Google
online
Google