MARXISMO: BOM PARA DESTRUIR, MAS NÃO APRESENTA ALTERNATIVA
21. Com a sua vitória [na Rússia] , porém, tornou-se evidente também o erro fundamental de Marx. Ele indicou com exactidão o modo como realizar o derrubamento. Mas, não nos disse, como as coisas deveriam proceder depois.
Ele supunha simplesmente que, com a expropriação da classe dominante, a queda do poder político e a socialização dos meios de produção, ter-se-ia realizado a Nova Jerusalém. Com efeito, então ficariam anuladas todas as contradições; o homem e o mundo haveriam finalmente de ver claro em si próprios. Então tudo poderia proceder espontaneamente pelo recto caminho, porque tudo pertenceria a todos e todos haviam de querer o melhor um para o outro.
Assim, depois de cumprida a revolução, Lenin deu-se conta de que, nos escritos do mestre, não se achava qualquer indicação sobre o modo como proceder. É verdade que ele tinha falado da fase intermédia da ditadura do proletariado como de uma necessidade que, porém, num segundo momento ela mesma se demonstraria caduca. Esta « fase intermédia » conhecemo-la muito bem e sabemos também como depois evoluiu, não dando à luz o mundo sadio, mas deixando atrás de si uma destruição desoladora.
Marx não falhou só ao deixar de idealizar os ordenamentos necessários para o mundo novo; com efeito, já não deveria haver mais necessidade deles. O facto de não dizer nada sobre isso é lógica consequência da sua perspectiva. O seu erro situa-se numa profundidade maior. Ele esqueceu que o homem permanece sempre homem. Esqueceu o homem e a sua liberdade. Esqueceu que a liberdade permanece sempre liberdade, inclusive para o mal. P
ensava que, uma vez colocada em ordem a economia, tudo se arranjaria. O seu verdadeiro erro é o materialismo: de facto, o homem não é só o produto de condições económicas nem se pode curá-lo apenas do exterior criando condições económicas favoráveis.
DA CARTA ENCÍCLICA SPE SALVI DO SUMO PONTÍFICE BENTO XVI, AQUI
***
Marx, que é Marx, não apresentou alternativa ...
No entanto, ainda há gente que acredita nessa patacoada, como no "socialismo do século 21"chavista.
Ô gente ruim da cabeça, que ainda acredita em Papai Noel!
Por que não vão estudar história, antropologia, economia, matemática? Aprender que desenvolvimento é feito de trabalho, muito trabalho, planejamento, investimento, respeito à propriedadade, educação, muita educação, Estado Democrático de Direito... Império da lei, não da vontade de um ditador.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home