terça-feira, outubro 09, 2007

PESQUISA APLICADA E PESQUISA BÁSICA

Do leitor MTY:

"A visão simplista da ciência como geradora de ferramentas para aplicações é, no mínimo, uma visão ingênua. Fazemos pesquisa básica para entendermos a natureza e como as coisas funcionam. Uma visão preconceituosa da pesquisa básica, faria com que descartássemos estudos de Darwin sobre a origem das espécies. Por que precisamos saber sobre a origem do universo? Por que um elétron acelerado emite radiação? Por que uma corrente elétrica variável produz um campo magnético? O que acontece quando resfriamos bósons a baixíssimas temperaturas?

É provável que você não saiba algumas dessa perguntas e talvez nem saiba o que significa um bóson, ou talvez, nunca se tenha questionado sobre algum desse assuntos enquanto assiste televisão, ou faz o seu exame de ressonância magnética ou utiliza um motor elétrico. Ademais, na sua visão pragmática das coisas eliminemos também todo o fomento à arte (para quê serve uma pintura ou uma escultura?).

Uma vez perguntaram a Michael Faraday qual a utilidade da indução eletromagnética que ele havia acabado de descobrir. "Qual a utilidade de um recém nascido?", essa foi a resposta dele. Talvez você também nem saiba quem foi Michael Faraday, pois a história também não gera nenhum tipo de patente.

"O sábio não estuda a natureza por sua utilidade; ele a estuda por prazer, que advém do fato de a natureza ser bela. Se ela não fosse bela, não valeria a pena conhecê-la e, se não valesse a pena conhecê-la, não valeria a pena viver. " Henri Poincaré

PS. O "você" no texto se refere somente às pessoas (infelizmente) pragmáticas.
**************
Da leitora Raquel: A pesquisa aplicada só existe pois alguém fez pesquisa básica antes. Muitas aplicações de hoje são frutos da pesquisa básica de 50 (até 100) anos atrás! E viva a pesquisa básica!
**************
O blog fica agradecido pelas ilustres visitas e pelos comentários esclarecedores.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Simplesmeste fantástico e definitivo este post.Não creio que todo tenham essa compreensão...na verdade nem precisa.

2:40 PM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google