segunda-feira, setembro 10, 2007

Para que serve o Senado
Mauro Santayana, Jornal do Brasil

Recomenda-se ao Ministério da Educação que institua a disciplina de estudos políticos, da escola elementar aos cursos universitários. O bom conhecimento da Constituição e dos sistemas de governo é necessário aos cidadãos.
Não se confunda isso com os cursos universitários de ciência política, destinados a formar minoria de professores e consultores políticos. Devemos construir cidadãos, sem os quais a representação política será sempre precária.

Ainda agora surgiu - e houve boa reação de parte de alguns parlamentares - a idéia estapafúrdia de extinguir-se o Senado. Usa-se, como pretexto, a situação atual da câmara federativa, que acolhe alguns representantes acusados de falta de decoro, quando não de atos ainda mais graves.
O Senado não é exceção no sistema representativo brasileiro. Em todas as casas parlamentares, das câmaras municipais ao Congresso, é visível a erosão da qualidade intelectual e ética de seus membros.
(...)
Os norte-americanos entenderam que, sem uma representação eqüitativa que a ela se contrapusesse, a Câmara dos Deputados seria dominada pelos Estados de maior população, que (na base de one man, one vote) elegem as bancadas mais numerosas, e assim, dominariam a República.
O fim do Senado só pode interessar a São Paulo, o Estado mais rico e mais populoso do país. LEIA MAIS
Google
online
Google