quinta-feira, agosto 09, 2007

"A diferença maior entre o Brasil e a civilização:...
... aqui, os poderosos de turno se acham donos do poder, não empregados do público que os paga, escreve Clóvis Rossi na Folha.
Rossi relata que como repórter internacional, "aprendi na prática o significado de "accountability", uma palavra, aliás, que não tem tradução precisa em português. Eqüivale a "prestação das contas", mas mais forte. Faz parte da cultura política da maioria dos países desenvolvidos: os funcionários sentem-se compelidos a dar satisfações ao público que lhes paga o salário."
Imagine então se Rossi soubesse o que se passa pelos grotões. Aqui em Itapeva há um programa radiofônico, nas manhãs de sábado, que discute assuntos locais. O assunto da semana retrasada era o trânsito de Itapeva. Assunto da maior importância, posto que os índices de acidente em Itapeva são proporcionalmente maiores que a média nacional. Itapeva tem a 268ª frota do País. No entanto, aparece na 187ª posição no ranking de morte por acidente de trânsito. Ou seja, no ranking macabro, Itapeva "ganha" de 81 cidades que possuem frota maior.
No programa da semana retrasada, comparecem representantes da Polícia, do Conselho de Segurança Municipal, do Sindicato dos Motoristas, da Associação Comercial... E ninguém da prefeitura.
Marcou-se novo programa (sábado passado). E de novo, ninguém da prefeitura se dispôs a prestar contas, a informar o distinto público...

Marcadores: ,

Google
online
Google