quarta-feira, maio 23, 2007

É O POVO QUE NÃO SABE VOTAR?
Nesta onda de escândalos que não acaba mais, há gente boa dizendo que a culpa é do povo - que não sabe votar, que vende o voto, vota em mensaleiros, vota em deputados manjados, deputados "folclóricos", etc e tal.
Em uma primeira análise, parece verdade, não é? Afinal, todos os políticos - de vereador a presidente da República - todos são eleitos, ninguém cai do céu.
Mas, e o sistema eleitoral vigente no país? Ele não facilita a vida dos trambiqueiros - candidatos e eleitores?
Veja só, um candidato cheio de grana (haja mensalões) pode arrumar cabos eleitorais em todos os municípios de um Estado, e através deles, chegar aos eleitores predispostos a vender o voto. Cabos eleitorais é o que não falta no mercado, especialmente nos grotões, eles conhecem o caminho. E sempre há gente disposta a vender o voto, por vários motivos, inclusive por não acreditar que o voto possa mudar as coisas, mudar sua vida. Para eleitor que pensa assim, uma cesta básica em troco do voto "que não serve para nada mesmo" é uma proposta bastante razoável, não é?
Candidados manjados seriam eleitos pelo sistema distrital, sistema que exige o voto da maiorira dos eleitores de determinado distrito ou região? Comprar metade ou mais dos eleitores, convenhamos, é bem mais difícil.
O sistema distrital vigora praticamente em todos os países adiantados. Dois ou três países, apenas, praticam um sistema proporcional parecido com o do Brasil.
Então, será que a culpa é do povo como um todo, ou de parte dos eleitores que não está nem aí? Tem futuro um sistema que facilita a essa minoria, dos eleitores que não estão nem aí, eleger forte representação nos Legislativos?
Google
online
Google