sexta-feira, abril 27, 2007

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB
Notas de municípios da região (a nota varia de 0 a 10)
6,8 - Barra do Chapeu (primeiro lugar do Brasil !!! (aqui e aqui)
5,8 - Fartura
5,7 - Taguaí
4,8 - Itaporanga
4,7 - Itapeva
4,4 - Itaberá
4,3 - Buri
4,3 - Cel. Macedo
4,2 - Ribeirão Branco
3.9 - Bom Sucesso de Itararé
O IDEB indica que o processo de municipalização da educação não vai bem. Veja que a escola municipal foi a pior classificada, na média:
6,4 - federal
3,9 - estadual
3,4 - municipal
5,9 - privada
Há um forte argumento a favor da municipalização: as autoridades com poder de decisão estão mais próximas dos problemas. De fato estão. Resta saber se estão preparadas para a função, como são escolhidas, se é por mérito ou por apadrinhamento. A proximidade, como se sabe, tanto favorece o lado bom como o ruim. Os dados do IDEB estão aqui.
Seja como for, a pequena Barra do Chapéu deu show. Primeiro lugar no Brasil! Fartura e Taguaí também. Deram uma lição, repito, aos políticos chorões que só sabem botar a culpa nas verbas (poucas) do governo federal e estadual. Querem porque querem a 16ª Região Administrativa (com bastante cargos, é claro!). Mas não estão nem aí com a lição de casa.
As pequenas Barra do Chapéu, Fartura e Taguaí deixaram claro, claríssimo, que qualidade da educação não depende tão-somente de verbas. Há algo mais e esse algo passa certamente por métodos administrativos.
Bem que os políticos, entre uma e outra viagem a Brasília e São Paulo atrás de verbas, fizessem uma visita, com humildade, para ver o que estas pequenas cidades estão fazendo.
Terão muito a aprender, se tiverem vontade de aprender.
Google
online
Google