segunda-feira, março 12, 2007

ARQUEÓLOGO DENUNCIA OBRAS DA PREFEITURA SEM CRITÉRIO TÉCNICO QUE DESCARACTERIZAM SEDE DE ANTIGA FAZENDA

Folha do Sul de sábado: O alojamento de escravos – edificação raramente preservada em sítios arqueológicos paulistas – foi destelhado para substituição do madeiramento e cobertura. No lugar de madeira de lei talhada à mão, foram colocados paus roliços de eucaliptos.

E boa parte das telhas coloniais, moldada nas coxas de escravos, foi amontoada como entulho nos fundos da edificação, que ficou assim totalmente descaracterizada.

Arqueólogo Silvio Araújo: “O que está sendo feito com a sede da Fazenda é um crime. As intervenções não atendem a nenhum critério técnico e comprometem aquele sítio arqueológico”.

Indignado e frustrado por não ter conseguido ser atendido em seus apelos, nesta quarta-feira (7) ele procurou o Ministério Público para formalizar denúncia por danos ao patrimônio arqueológico.

OUTRO LADO

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Setembrina Lourenço de Oliveira (PT), não aceita as críticas e os termos da denúncia: “As críticas tem natureza pessoal. É politicagem.”
Pois é ... secretarias de Cultura, Turismo, Esportes, Meio Ambiente ... secretarias desvalorizadas, improvisadas ... sem metas, sem planos, sem especialistas, sem conhecimento, sem verbos, sem verbas, a não ser para a gorda folha de pagamento...
Nos cafundós, servem para quê? Um certo verniz de modernidade (hummm!) ... de moedas de troca para "n" partidos da larga base aliada...
Nenhuma novidade, portanto, que confundam a histórica telha feita nas coxas com reforma de senzala nas coxas. Nem que desqualifiquem o arqueólogo formado na USP ...

Marcadores: ,

Google
online
Google