sábado, fevereiro 17, 2007

O TOMA-LÁ-DÁ-CÁ
ISTOÉ – O sr. quer dizer que Lula é apenas refém de uma situação?
Jarbas Vasconcelos – Também não é assim. Quando o atual governo não se esforçou em estabelecer um padrão diferente é que propiciou isso tudo. Vou dar um exemplo. No começo do primeiro governo, quando o PMDB estava de fato rachado, parte do partido queria aderir ao governo. Na ocasião, eu falei que, por ter me posicionado muito claramente em favor da candidatura de José Serra, do PSDB, não poderia simplesmente aderir ao governo.
Mas, se nós propuséssemos uma agenda de reformas importantes para o País, nem eu nem ninguém ficaríamos contra elas. Começou o governo, Lula disse que iria governar junto com os governadores. Discutiria uma agenda de mudanças. No final, fez duas reuniões com eles. Fez uma reforma da Previdência pela metade. A reforma tributária encalhou. E o governo não governou. Começou a ser aparelhado pelo PT. E quem aderiu não aderiu por conta de idéias ou propostas de mudança.
ISTOÉ – O PMDB também sucumbiu ao toma-lá-dá-cá?
Jarbas – Eu dizer isso seria uma falta de cuidado. Há aqueles que apoiaram Lula porque acreditaram nele desde o início. O senador José Sarney é um exemplo. E existem aqueles que estão aderindo agora apenas em troca de cargos e poder. Esses, eu, sem dúvida, condeno.
Google
online
Google