sábado, janeiro 06, 2007

China reduz pela quarta vez recursos dos bancos
Folha de São Paulo (aqui, para assinantes)

O governo chinês decidiu reduzir pela quarta vez em sete meses a quantidade de dinheiro nas mãos dos bancos, em mais uma tentativa de frear a oferta de crédito e o ritmo de crescimento da economia.
Financiamentos baratos e abundantes são uma das principais fontes de investimentos na China. E os investimentos são o mais potente motor da expansão do PIB, que alcançou 10,5% no ano passado.
A medida de ontem elevou em 0,5 ponto percentual o depósito compulsório dos bancos, que passa a ser de 9%.
Esses recursos (9 % dos depósitos) devem ficar depositados no banco central e não podem ser utilizados em financiamentos."
Comentário. Depósito compulsório (leia mais, na Wikipédia) é um mecanismo para tirar dinheiro da economia, para brecar o crescimento da economia, para combater a inflação.
Sabe quanto é a taxa do compulsório no Brasil? Um absurdo: 45 % dos depósitos à vista, que os bancos repassam ao Banco Central sem nenhuma remuneração. E mais 8 %, remunerados pela taxa SELIC. Somando, dá 53 %. Entendeu por que o juro no Brasil é tão caro?
Isso fazia algum sentido quando a inflação era alta, não agora que a inflação está controlada, a dívida externa pública acabou.
Por esta e outras, o Brasil não cresce há 26 anos!

Marcadores:

Google
online
Google