A receita de boa escola
"Para a diretora do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Boirier, as informações obtidas pela entidade e pelo Inep a partir da identificação das 33 escolas-modelo [primeiras classificações na Prova Brasil, muitas em lugares pobres] não devem ser vistas como uma “receita pronta” para ser imposta a toda rede pública de ensino fundamental, pois cada unidade tem suas especificidades.
O mérito da pesquisa, diz ela, é mostrar que é possível elevar a qualidade da educação pública a partir de medidas simples, que tornem os alunos mais responsáveis e exigentes, motivem os professores e envolvam a comunidade não só na formação de conselhos de pais e mestres, mas também nas atividades diárias das escolas." ESTADÃO
É isso. É óbvio que a participação da comunidade melhora o resultado. Porque a comunidade participa, ajuda, dá idéias (mais cabeças para pensar), fiscaliza, controla, exige. Eis a força da democracia!
PS: na mais antiga escola de Itapeva (Otávio Ferrari), há uma antiga placa, visível da rua: "ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO DE PROFESSORES."
Qual pai de aluno se sente estimulado a se aproximar, se percebe que até o estacionamento é exclusivamente deles professores?
Comentei com um diretor de escola (de outra escola) sobre o suposto autoritarismo da placa, e ele me respondeu: "A placa está certa. Aluno tem que saber o seu lugar."
Convenhamos, aí fica difícil...
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