quinta-feira, dezembro 21, 2006

CAPITALISMO E MARXISMO
"O mundo moderno deixa bastante evidente que essa divisão simplista feita por Marx [capitalista e trabalhadores] não faz o menor sentido.
A figura do capitalista dono dos meios físicos de produção é cada vez mais ultrapassada, cedendo lugar para um mundo de trabalhadores donos dos seus próprios negócios, acionistas pulverizados controlando as empresas, e a mente como principal meio de produção numa sociedade pós-industrial, focada em serviços.
Quem é o dono da Coca-Cola?
São milhões de investidores do mundo todo, sendo que o maior deles não chega a ter 5% do capital da empresa. Eis a realidade para a maciça maioria das empresas americanas. Através dos fundos de pensão, os próprios trabalhadores são os principais acionistas das empresas.
O proletariado tomou conta do capital, pelas vias capitalistas.Se o patrão sempre explora o trabalhador, com qual critério devemos julgar os salários dos diretores das empresas americanas, alguns milionários? Um CEO de uma importante empresa não deixa de ser um assalariado que responde aos interesses dos seus acionistas. Pela ótica marxista, ele seria um explorado.
Por outro lado, um sujeito que tivesse uma birosca usando um único assistente como funcionário seria um capitalista explorador." BLOG DO RODRIGO CONSTANTINO - Os meios de produção, de 18/12)
Google
online
Google