Um século de sindicalismo
Almir Pazzianotto Pinto, Estadão
"No dia 3 de janeiro de 2007 se completam cem anos da edição do Decreto nº 1.637 pelo presidente Afonso Pena, dispondo sobre a criação de “sindicatos profissionais e sociedades cooperativas”.
“Justiça se faça àquelas massas anônimas que, mesmo sem imposto sindical, sem proteções ministerialistas, sem falsos líderes sindicais, apresentavam muito maior consciência de classe do que os atuais sindicatos, presos ao Ministério do Trabalho, sem o menor espírito de iniciativa. Se movimento social houve no Brasil, à maneira da história da Inglaterra, da França, dos Estados Unidos, esse movimento se deu exatamente nesses primeiros períodos adversos. A classe operária e seus líderes sabiam bem o que queriam.”
O dia 3 de janeiro de 2007, quando se completam cem anos da aprovação da primeira e mais democrática legislação sindical brasileira, deveria ser comemorado com o restabelecimento do princípio de autonomia de organização e ampla liberdade de associação, que inspiraram os autores do Decreto nº 1.637." LEIA MAIS
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home