quinta-feira, novembro 23, 2006

Minoria no Congresso quer barrar aumento de salário
Fábio Zanini, Letícia Sander, na Folha
"Deputados e senadores que são contra o aumento salarial para parlamentares criaram ontem um comitê suprapartidário para resistir à proposta.
O núcleo fundador do movimento é composto pelos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Raul Jungmann (MD-PE) e pelos senadores Jefferson Péres (PDT-AM) e Heloísa Helena (PSOL-AL).
"Está sendo passada uma idéia para a sociedade de que todos os deputados e senadores defendem esse aumento. Mas não é verdade", declarou Gabeira.
O plano dos parlamentares é ampliar o grupo com representantes de outros partidos.
"Vamos formar um movimento de resistência", disse. Outra idéia é procurar entidades da sociedade civil e divulgar o movimento pela internet.
EFEITO CASCATA
"Há um problema adicional, no entanto, que é o efeito cascata que o aumento traria para deputados estaduais, vereadores e funcionários em cargos de confiança no Legislativo." LEIA MAIS
É o velho patrimonialismo que não tem fim. Os políticos, em vez de servir, servem-se do Estado, servem-se dos impostos pagos pela sociedade. O Estado é patrimônio dos governantes. Veja o absurdo dos gastos da Câmara Municipal de Itapeva (link na coluna ao lado direito). Puxa vida, faltam postos de saúde, remédios, médicos. Falta tanta coisa, mas os vereadores não se envergonham de triplicar seus gastos em 6 anos - atualmente em R$ 300 mil por vereador/ano. Multiplique por 10 vereadores!
Compare: a Câmara de Taquarivaí gasta dez vezes menos, cerca de R$ 350 mil por ano.
Google
online
Google