quarta-feira, novembro 15, 2006

Medidas poderiam ter saído há mais tempo
Valdo Cruz, Folha
"Pelo conteúdo do pacote de medidas entregue a Luiz Inácio Lula da Silva, visando viabilizar crescimento da economia de 5% do PIB, a pergunta que se faz é: por que o presidente não fez a encomenda à equipe econômica há mais tempo?
A princípio, são medidas necessárias, como corte de impostos e melhoria da gestão do gasto público, mas nenhuma é totalmente nova.
Fazem parte de um receituário há muito prescrito por economistas de dentro e de fora do governo.Fica a sensação de que o governo Lula perdeu tempo durante seu primeiro mandato, deixando escapar a oportunidade de fazer o país crescer a taxas mais alentadoras.
Se o pacote apresentado a Lula está correto em sua essência, boa parte das medidas poderia ter sido colocada em prática antes.
Além disso, em vez de ajustes, Lula trilhou outra direção, ao afrouxar o controle dos gastos públicos em busca da reeleição. Foi generoso nas altas do salário mínimo, da remuneração do funcionalismo e do Bolsa Família. Subiu os gastos com despesas permanentes.
Agora, Lula corre contra o tempo." ÍNTEGRA
Google
online
Google