domingo, outubro 15, 2006

REDUÇÃO DRÁSTICA DA VIOLÊNCIA

Gilberto Dimenstein, na Folha de São Paulo (Caderno Cotidiano) de hoje, fala da experiência bem sucedida da Colômbia (Bogotá e Medellín) na redução da violência.

“As duas cidades mostram que a vacina para reduzir níveis de violência, mesmo em lugares pobres, já foi inventada e não depende de acabar a miséria. Isso significa que, apesar dos avanços em São Paulo, eles poderiam ser ainda mais profundos e rápidos. Significa ainda que o Brasil não precisa reinventar a roda para reduzir sua insegurança nas ruas.”

Algumas medidas tomadas:

*bares fecham mais cedo
*contratação de mímicos para fazer brincadeiras com transgressores de trânsito, para constrangê-los (caíram pela metade as mortes no trânsito)
*grandes bibliotecas em bairros pobres (para recuperar o espaço público e facilitar a convivência)
*promoção de shows de música, teatro, dança
*mais policiais, devidamente treinados
*mais escolas, com mais qualidade (conexão dos serviços públicos com a escola)
*participação dos “Empresários pela Educação”, especialmente em gestão
*o problema é menos de dinheiro que de competência administrativa e articulação local
*integração dos três níveis de governo
*IMPORTANTE: criar indicadores para que todos, especialmente a população, acompanhem os resultados (transparência); o fechamento dos bares mais cedo só ganhou apoio com a divulgação da redução de morte entre os jovens.

Leia mais no site do Gilberto:

Os governos locais e a segurança cidadã
Segundo Gilberto, nenhum presidente, governador ou prefeito brasileiro pode se dar o direito de não conhecer a vacina desenvolvida pelos Colombianos.

Marcadores:

Google
online
Google