A LÓGICA ECONÔMICA DO LADRÃO
Metade dos pequenos furtos no varejo é feita para revenda, diz pesquisa da FGV
1. O rapaz entra no supermercado e, poucos minutos depois, esconde uma garrafa de uísque na cintura. Passa por um corredor movimentado, retira lâminas de barbear da gôndola, finge que lê a embalagem e sai com o produto na mão.
2. Trata-se de uma indústria que abastece, a partir de um trabalho de formiguinhas, a economia informal com pilhas, lâminas de barbear, cremes para o corpo e cabelo, protetores solares e bebidas, entre outros. “São produtos caros, que rendem uma boa margem do lucro aos ladrões. Eles sempre vendem por metade do preço de gôndola”.
3. Os ladrões que roubam com o intuito de revender agem de forma diferente dos gatunos por necessidade. Eles planejam o roubo antes e não levam comida, mas produtos caros, que, além de lucrativos, são fáceis de passar adiante. A freqüência de roubo é alta, outro sinal de profissionalização. Quase metade deles faz um ou dois furtos por semana e 17% vão de três a quatro vezes por semana.
4. A pesquisa foi feita pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Pela primeira vez um estudo sobre o tema procurou entender a fundo o comportamento do ladrão no varejo. Os pesquisadores entrevistaram 30 “profissionais” e gravaram 5 roubos." LEIA MAIS
Marcadores: Lógica Econômica do ladrão, Violência
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