quarta-feira, outubro 25, 2006

CRÉDITO, COMPULSÓRIO E JURO ALTO

A finalidade principal do sistema bancário é fazer a intermediação financeira. Captar dinheiro onde está sobrando e emprestar para quem precisa. Para quem quer e precisa ampliar o negócio, para os jovens que estão começando a vida, para a aquisição de tratores, carros, casas etc.

Sem crédito disponível, somente as famílias ricas, que têm capital próprio, investem. Crédito é um fator importante para a mobilidade social.

Enquanto lá fora a soma dos créditos chega a ultrapassar 150 % do PIB, no Brasil é de 33 % (
leia aqui) que são emprestados, como se sabe, a juros altíssimos.
Por que acontece isso?
Por que o governo guloso fica com quase tudo. Exemplo: fica com 53 % dos depósitos bancários, através do chamado depósito compulsório.
'Brasil é praticamente o único país do mundo a utilizar tão drasticamente esse instrumento, em nível muito superior ao de outros países emergentes`, reclama a FEBRABAN.
"As autoridades monetárias de países como Colômbia, Bolívia e China recolhem, respectivamente, 13%, 12% e 8,5%, do total depositado à vista nas instituições financeiras.
No Brasil, para cada R$ 100 depositados à vista por um correntista, 53% são recolhidos pelo BC (45% em espécie, sem remuneração e 8% remunerados pela taxa Selic), o que deixa apenas R$ 47 para realização de empréstimos." LEIA AQUI

Marcadores:

Google
online
Google