sexta-feira, setembro 29, 2006

POR QUE O BRASIL NÃO CRESCE
Restrição: baixa taxa de investimento

Trabalho de economistas do IPEA (órgão do governo) mostram que o Brasil não cresce por conta de duas restrições: baixa taxa de investimentos e problemas no setor elétrico.

Para o País crescer 5 % de forma sustentada, precisa de taxa de investimento de 25 % (faz tempo que não passa de 20%).

Em 1975, quando o Brasil crescia bastante, era de 36,9% do PIB.
Leia mais

INVESTIMENTO é o que uma sociedade não consome, poupa para investir em novas fábricas, instalações, construções de estradas, máquinas, tratores, essas coisas que servem para aumentar a produção.

A taxa de investimento, tanto de uma família como de um país, reflete o dilema entre “aproveitar a vida enquanto é tempo” ou guardar um pouco para o “futuro incerto”. Quando o cobertor é curto, a decisão fica mais complicada ainda. Hoje ou amanhã? Imediatismo ou previdência?

Quando o governo, por exemplo, aumenta os impostos, como tem feito o Brasil, tira poupança do setor privado (que seria investido) para o consumo governamental (o investimento do governo é ridículo, não chega a 1 % do PIB).

Para atrair investimento, o país precisa oferecer segurança (jurídica, política, econômica etc) aos investidores. Essa segurança é medida pelo índice de competitividade.
O que o governo tem feito para aumentar a competitividade e atrair investimentos produtivos? No ranking de competitividade, o Brasil de Lula só vem caindo!

Marcadores:

Google
online
Google