Investimento x crescimento
Eis um gráfico didático (da Folha). A curva de cima indica a variação do investimento. A de baixo, a variação do crescimento (PIB). Repare como o crescimento sobe e desce junto com o investimento (clique para aumentar o gráfico).
Infelizmente um país não cresce com a vontade ou discurso do governante, mas sim com investimentos públicos e privados.
O danado é que investimento exige poupança. Poupança é o que não foi consumido. Consumo traz bem-estar imediato, investimento traz bem-estar futuro: máquinas, instalações, estradas, energia etc para aumentar a produção.
Para um país pobre, a escolha entre presente e futuro é politicamente difícil. Se correr o bicho pega, se ficar...(isso explica o sucesso do dúbio discurso populista!)
Faz tempo que o investimento no Brasil gira em torno de 20 % do PIB, insuficiente para o país deslanchar, gerar empregos, melhorar a educação e saúde, diminuir a violência (que cresce em época de crise).
A política econômica do governo (gastador) é um freio-de-mão para o crescimento sustentável, porque onera e dificulta os empreendimentos:
-impostos altos e crescentes (no entanto os serviços públicos continuam deficientes, o investimento público quase zerado);
-taxa de juro real altíssima (impedindo os jovens e sem-dinheiro de empreender e expandir);
-câmbio oscilante (quando na baixa, inviabiliza negócios, como a agricultura atualmente).
Pois é. E ainda tem cara-de-pau para estufar o peito para falar que a economia agora é sustentável, quando, veja só, o investimento que já era baixo caiu mais 2,2 % no 2º trimestre.
Vem governo, vai governo e nada de mudar. Talvez não queiram mudar porque a política é boa para a reeleição!
Quantos percebem - eis a questão - que o governo que dá com uma mão já tirou antes com as duas?
Marcadores: Economia crescimento, Economia investimento
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home