ENTENDA O QUE É INFLAÇÃO/DEFLAÇÃO
Causa: emissão de moeda e reajuste no câmbio/dólar
"INFLAÇÃO: aumento persistente de preços e que acaba por ocasionar perdas de poder aquisitivo para a população do País onde ocorre. É um fenômeno monetário perigoso, porque a elevação de um preço puxa a de outros, dando o pontapé inicial a uma bola de neve conhecida como hiperinflação. As causas são diversas, mas normalmente resultam ou da emissão sem lastro de moeda (quando o governo precisa de dinheiro para pagar suas dívidas sem que tenha ocorrido um aumento nas atividades econômicas), ou do reajuste no câmbio (quando o governo desvaloriza sua moeda em relação à outra mais forte, em geral o dólar).
DEFLAÇÃO: é o oposto de inflação, a queda no índice de preços. Mas nem sempre isso é bom. Com deflações sucessivas, um país mergulha em recessão porque há queda no consumo. As empresas, então, baixam seus preços para tentar reverter a situação. Se isso não ocorre, pode haver demissões e redução nos investimentos." (Fonte: site da Universidade de Brasília)
Comentário: No Brasil ocorreu/está ocorrendo deflação dos produtos agrícolas (barateamento da cesta básica) causada pela desvalorização do dólar.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home