quarta-feira, agosto 02, 2006

DICA DE LEITURA - 02/08

MLST ENQUADRADO NA LSN -Quando o bando de militantes radicais do Movimento pela Libertação dos Sem-Terra (MLST) desferiu, com o mais violento dos vandalismos, um ataque à Câmara dos Deputados, ferindo pessoas e destruindo equipamentos públicos, estava praticando delito muito mais grave do que o de lesões corporais, dano ao patrimônio coletivo ou desobediência - no caso à Polícia Legislativa, que tentava impedir a invasão. Estavam atentando contra a Segurança Nacional, pois impediam, com violência, o funcionamento do Poder Legislativo - crime esse capitulado no artigo 18 da Lei de Segurança Nacional." Leia no Estadão.

MÁFIA - Estadão, por Expedito Filho e Sônia Filgueiras: "O empresário Ronildo Pereira, integrante da máfia dos sanguessugas, agravou a situação de governadores petistas já citados por outros integrantes do esquema. Segundo depoimento de Ronildo, que agia em parceria com a família Vedoin, dona da Planam, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) participou de uma reunião com integrantes do esquema que tratou da aplicação de recursos acima de R$ 10 milhões para a compra de ambulâncias e equipamentos médicos. O empresário afirmou que Dias "tinha conhecimento de que a licitação seria direcionada".
Leia mais.

CADEIA RESOLVE? - "Penas alternativas são discutidas a cada eclosão de crise no sistema carcerário. É consenso que esse tipo de medida é bom para todos: para o apenado, que não é mandado para uma penitenciária (onde seria misturado com presos perigosos); para o Estado, que gasta muito menos, e para a sociedade, que recebe os benefícios do trabalho prestado. Outra vantagem: o índice de reincidência é 12 vezes menor."
Leia mais no Estadão (por Roberta Pennafort).

DE PRODUTOR A EMPRESÁRIO RURAL - "Agricultores aprendem técnicas de gestão para tornar propriedades rentáveis e competitivas.
Leia no Estadão, por Tânia Rabello

IGUALZINHO O BANANÃO - "China deve adotar novas medidas para conter expansão da economia.O governo estuda novas medidas para tentar controlar o superaquecimento da economia, depois que a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma do país pediu "controles mais estritos do número de novos projetos de construção, da gerência da terra e dos empréstimos bancários". Segundo a comissão, as medidas tomadas até agora pelo governo, que incluíram um aumento da taxa de juros do Banco Popular da China (BC chinês) em abril, não estão sendo suficientes para reduzir o ritmo da expansão econômica do país.O PIB da China teve alta de 11,3% no segundo trimestre do ano (dado anualizado), impulsionado pelos investimentos em ativos fixos, que cresceram 29,8% nos primeiros seis meses deste ano." Leia na Folha Online

COMPLICOU - "Mulher e amante terão que dividir pensão, decide o Tribunal de Justiça do RS". Leia em Globo Online.

PARA ELEITOR VER - colunista Merval Pereira, de O Globo: "À medida que as investigações dos escândalos das sanguessugas chegam mais perto do Poder Executivo, com a possibilidade de convocação dos ex-Ministros da Saúde envolvidos diretamente no esquema de superfaturamento das ambulâncias, a disputa entre governo federal e a CPI pelo controle das investigações fica mais evidente. Informações dão conta que o governo estaria empenhado em desarticular as ações da comissão e a aumentar o papel da Controladoria Geral da União (CGU), para assumir a paternidade das investigações como demonstração de que combate a corrupção, e não compactua com ela." Leia mais aqui
Google
online
Google