domingo, janeiro 23, 2011

PARA ONDE VAI O  BRASIL?  


Blog do sociólogo e cientista político Bolívar Lamounier:

... estamos nos metendo agora, ao que tudo indica meio estatizante – sul-coreano ou que nome tenha – e atrelado à China

(...)
Primeiro, numa perspectiva histórica ampla, a economia brasileira cresceu muito. Segundo, tal crescimento teve pouco a ver com planos preconcebidos.

Nosso crescimento relativamente sustentado remonta ao café. Começamos lá atrás, no século 19, como uma típica plantation economy, um país voltado para a exportação desse produto e dele dependendo para quase tudo.

Dos anos 30 em diante – graças principalmente à crise de 1929 -, conseguimos afrouxar a dependência em relação ao café  e encetar um processo de industrialização e modernização repleto de erros, mas enfim, o encetamos, e nos livramos daquela dependência.

Para sair da prolongada crise do modelo econômico que se instalou durante os governos militares, experimentamos parcialmente duas alternativas. Uma no governo Fernando Henrique, mais liberal, com privatizações, reforma do Estado e tentativa de criar um ambiente econômico mais compatível com o funcionamento dos mercados. Outra agora, nos últimos anos do governo Lula e no modelo em que estamos nos metendo agora,ao que tudo indica meio estatizante – sul-coreano ou que nome tenha – e atrelado à China. MAIS
Google
online
Google