quinta-feira, novembro 04, 2010

Do blog do Noblat

Enviado por Ricardo Noblat -
4.11.2010
| 2h08m

Ambiente brasileiro de negócios passa para 127ª posição

Fabiana Ribeiro, O Globo
Está mais difícil ser empreendedor no Brasil, aponta o oitavo relatório anual "Doing Business 2011" (Fazendo Negócios), do Banco Mundial, que avaliou o mundo dos negócios no ano passado.
Num universo de 183 países, o ambiente brasileiro de negócios ocupa a 127ª posição, ante a 124ª no estudo do ano anterior. O relatório indica que, apesar de o país ter implementado melhorias no processo de abertura de empresas, faltam iniciativas para que o Brasil suba no ranking.
Assim, perde para nações como Peru (36), Argentina (115), Chile (43), China (79) e está logo abaixo de Moçambique (126).
- A posição do Brasil ainda é vergonhosa. A não ser por avanços como o Supersimples e o microempreendedor individual, nada é feito - disse Francisco Barone, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV).
No Brasil, são necessários 15 procedimentos burocráticos para se abrir uma empresa - o que pode levar 120 dias. Um cenário que coloca o país na 128ª posição nesse quesito.
Obter um alvará de construção leva 411 dias e envolve 18 procedimentos.
Fechar a empresa, contudo, pode ser ainda pior: são necessários quatro anos para conseguiu dar fim ao negócio que não deu certo.
Leia mais em Ambiente para negócios no Brasil piora em ranking do Banco Mundial
Google
online
Google