sábado, setembro 05, 2009

COLUNA DO SPC, NO ITA NEWS

Cutucando


Senhor Promotor, o crime compensa?


Recebi e-mail esta semana que me deixou triste e frustrado. Confesso que a vontade de parar de escrever só foi superada pela consciência de isso estaria ajudando os ladrões do dinheiro público. E, também, por saber que a justiça só se mexe se for estimulada pela imprensa, o que nem sempre acontece. Eis a razão de tanta impunidade.


O e-mail falava de uma ex-contadora da Prefeitura de Itapeva que está rica, usufruindo bem gostosona junto com o marido e os filhos os prazeres que o dinheiro pode oferecer. A mensagem lembrava que ela fez uma bela casa num enorme terreno à beira da represa Pilão D água, mas que diante do diz-que-diz da opinião pública ela achou melhor ir embora com a família para Peruíbe, onde tem um grande apartamento, adquirido com o dinheiro roubado da Prefeitura. A pessoa que não quer ser identificada acrescenta que, além disso, ela tem dois apartamentos em São Paulo e que já iniciou novo empreendimento aqui em Itapeva (talvez por meio de “laranjas”).


Só para lembrar, essa contadora, a sua irmã, duas pobretonas que, de repente, ficaram ricas e mais uma vintena de corruptos estão no processo que há mais de quatro anos dorme nas prateleiras do Ministério Público, conhecido como CEI do Fundef, em que milhões de reais foram desviados da Educação na gestão do prefeito Wilmar Mattos (2000/2004). E, pasmem os leitores, muitos desses denunciados ainda hoje continuam prestando serviços à Prefeitura. Se isso não é ilegal é no mínimo imoral.


Outros ratos, além das duas irmãs, ficaram ricos. Por conseguinte, quem não conhece o notório político que comprou fazenda no Paraná, abriu fábrica e outros empreendimentos com dinheiro roubado dos contribuintes itapevenses? E a justiça o que tem feito com o processo com cerca de 50 páginas, recheadas de provas e documentos? Está engavetado a alimentar as traças no Fórum. Não é pra desanimar?


Pena que não posso dar o nome dessa ratazana e de sua irmã (e dos outros), pois receio que a justiça (como já aconteceu no passado) acabe me processando PRIMEIRO, deixando os corruptos para beeeemmmm mais tarde a rir da minha cara de tolo.


O psicopata


Ao assistir à novela Caminho das Índias note o leitor a incrível semelhança de comportamento da vilã Ivone com um de nossos vereadores. Qual? O leitor vai ter de descobrir dentre nossos nobres edis qual deles se encaixa na definição de psicopata.


Segundo estudiosos, psicopata é uma pessoa perversa, antenada à realidade, mas que não tem superego(consciencia moral do certo e errado), por isso, pratica o Mal sem sentir culpa ou remorso, está sempre propensa a enganar e a mentir repetitivamente, manipulando as pessoas em benefício próprio ou por mero prazer. O psicopata não aprende com seus próprios erros porque nunca reconhece que erra. É inteligente, mas de pouca capacidade afetiva, incapaz de se envolver emocionalmente, porém, é capaz de trair seu melhor amigo, sorrindo cinicamente. Portanto, é um mentiroso contumaz.


A psicopatia é um distúrbio mental, incurável, em que o doente é privado da faculdade de discernir valores éticos e morais, não sabe distinguir o Bem do Mal, para ele ambos se equivalem. Já o político psicopata não é um mentiroso qualquer, é um artista, que usa expressão corporal, gestos, a fala e tudo mais pra convencer. O psicopata gosta de usar as pessoas, de submetê-las à sua vontade, subjugá-las, para ele não existe cidadão, existem pessoas a serem manipuladas para seu proveito próprio, embora suas atitudes mostrem o contrário. Enfim, para não alongar demais, o político psicopata é aquele que usa todos os meios legais ou ilegais para obter vantagens, usando para isso mentiras as mais abjetas, acordos espúrios, até chantagem emocional, usa tudo o que for preciso para colimar seus objetivos. Ele sente prazer e a necessidade de fazer o Mal, e aqueles seduzidos por sua conversa só descobrem tarde demais que foram usados.


O caro leitor já descobriu qual vereador se encaixa nesta definição? Em nossas sondagens perfunctórias o vereador mais lembrado é aquele cujo mandato já dura um quarto de século e é tido como doença maligna para Itapeva (?). Quem é ele?

Google
online
Google