quinta-feira, julho 30, 2009

Prefeituras param contra a queda de repasse

Autor(es): Agência Estado, com Maurício Borges, correspondente em Apucarana
Gazeta do Povo - 30/07/2009

Municípios reclamam que a redução de verbas federais chega a até 50%

Prefeituras da região central do Paraná permaneceram com as portas fechadas ontem, em protesto contra redução no valor do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os 41 prefeitos reclamam que a redução chega a até 50%. “Estamos preocupados porque é a população que perde”, destacou o presidente da As­­­­so­­­ciação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e prefeito de Cruzmaltina, Maurício Bueno (PSDB).

Segundo ele, os serviços essenciais foram mantidos, com escolas, postos de saúde e coleta de lixo funcionando normalmente. Em alguns municípios, os servidores ainda compareceram, mas para realizar apenas trabalhos internos.

De acordo com Bueno, o repasse das cotas do FPM apresenta uma queda de cerca de 30%, em comparação com o mesmo período de 2008. “Nos municípios com população inferior a 10 mil habitantes, mais ou menos 80% do orçamento depende deste fundo. Essa queda traz prejuízos enormes para a educação, o setor de saúde e, em alguns casos, chega a comprometer a folha de pagamento dos servidores.”

Ele reclamou que, após a reunião com os prefeitos, realizada em março, em Brasília, ficou acertado que o governo federal repassaria o FPM com, no mínimo, os mesmos valores de 2008, o que não estaria acontecendo nos municípios de sua região.MAIS

Google
online
Google