quarta-feira, julho 23, 2008

Palmas para a AMB!

Blog de Lucia Hippolito

Finalmente, começa a ser conhecida a ficha dos candidatos às eleições de outubro.

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) está, desde ontem, divulgando em seu site informações importantes sobre candidatos, para que o eleitor possa fazer sua escolha com mais segurança.

A ONG Transparência Brasil vem fazendo coisa semelhante há algum tempo, e agora a idéia ganha força, na medida em que os dados publicados pela AMB são fornecidos por juízes em todo o país e checados com cuidado redobrado.

Isto porque não se trata de uma condenação a esses candidatos, mas de divulgação.

As informações contidas no site da AMB estão expostas de maneira bem simples, bem didática, de modo a alcançar o maior número possível de eleitores.

Inicialmente, são 15 candidatos a prefeito e vice-prefeito de capitais. Agora, espera-se que a pesquisa se estenda a todos os candidatos pelo Brasil afora.

Há riscos? Claro que há. Evidentemente, alguns candidatos são vítimas de uma certa "indústria" de processos que prospera no país e que não poupa ninguém.

Mas também é verdade que tem gente acusada de mais da metade do Código Penal que não sente o menor constrangimento em se apresentar ao eleitorado.

Para evitar ou, pelo menos, diminuir bastante as injustiças, seria importante a aprovação do projeto do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), já aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

O projeto proíbe a candidatura de pessoas já condenadas em primeira instância.

Isto evitaria o estratagema de adversários iniciarem processos uns contra os outros, só para inviabilizar candidaturas. Mas maneria longe da política gente que se candidata só para se abrigar sob o foro privilegiado.

A atitude da AMB é um primeiro passo. Mas um passo muito sério no caminho do avanço democrático.

Não custa lembrar: eleitor bem informado tem todas as condições para escolher melhor.
Google
online
Google