sexta-feira, junho 20, 2008

Sem CPMF, arrecadação do governo sobe 11% até maio
Iuri Dantas - Folha de S. Paulo

Enquanto tenta aprovar a CSS (Contribuição Social para a Saúde) no Congresso, o governo registrou mais um recorde de arrecadação de tributos federais em maio, com R$ 50,43 bilhões, aumento real de 5,16% em relação a maio de 2007.
Nos cinco primeiros meses do ano, a arrecadação somou R$ 275,42 bilhões, em valores corrigidos pela inflação, com alta 11,13% em relação ao mesmo período do ano passado.
O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, fez uma avaliação positiva dos números. Segundo ele, o crescimento da receita ao longo do ano deverá ficar próximo de 10%, mesmo sem a CPMF (tributo do cheque), que deixou de ser cobrada em janeiro. Ficaria, portanto, abaixo do aumento de 20,49% registrado em janeiro e considerado atípico pelo governo.
Rachid atribuiu ao crescimento econômico os seguidos recordes na arrecadação deste ano. Questionado se isso não indica novo aumento na carga tributária, estimada atualmente em 37% do PIB (Produto Interno Bruto), ele disse que ainda é cedo para fazer uma avaliação. Destacou, porém, que o governo vem promovendo a desoneração de alguns tributos. LEIA MAIS
Google
online
Google