segunda-feira, maio 19, 2008

OPORTUNISMO NO LUGAR DE SOCIEDADE ORGANIZADA E PARTICIPANTE

Alba Zaluar, Folha de S. Paulo
(...)
Pior foi acompanhar o desmonte da promessa de mobilização e participação democrática contida nas organizações vicinais. Pior ainda, a transformação dos sindicatos de trabalhadores, cujos líderes de períodos mais heróicos eu tinha aprendido a admirar, para um estilo de pragmatismo e oportunismo que mudou completamente a imagem dos líderes. Claro que a cobrança do imposto (forçado) sindical só reforçou este estilo e permitiu o surgimento de chefes sindicais mais interessados na sua riqueza pessoal do que nos trabalhadores que comandam.
As promessas de sociedade organizada e participante, com eficácia coletiva para controlar e atenuar os conflitos violentos e destrutivos, formadas em gerações anteriores, são como os trilhos sociais, abandonados no meio do caminho, quando mais se precisava deles. E levam gerações para serem mais uma vez construídos e voltarem a proporcionar os fluxos da interação social necessária à cidadania. ÍNTEGRA
Aqui na Pedra Chata nasceu um bonito movimento negro, independente, que ganhou o apoio da mídia e da sociedade.
Acontece que nessas horas a prefeitura não dorme de botina, não. Rapidamente criou uma diretoria de Igualdade Racial e nomeou para chefiá-la ... a própria presidente do movimento negro.
Para encurtar a conversa, uma pergunta inocente:
--Quem o movimento negro vai apoiar na próxima eleição? Terá independência para decidir ou os cargos públicos falarão mais alto?
Google
online
Google