quinta-feira, maio 22, 2008

Encargo trabalhista é a maior causa do desemprego de jovens
José Pastore, O Estado de S. Paulo

Os encargos trabalhistas para as empresas são um dos principais fatores para o aumento no desemprego entre a população jovem, segundo o professor de relações do trabalho da USP, José Pastore. Um estudo apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que 46,6% dos desempregados brasileiros têm entre 15 e 24 anos.

O índice é o maior entre os dez países pesquisados pelo Ipea. No México, segundo colocado, o índice é de 40,4%. Na Alemanha, é de 16,3%.

Nessa faixa etária, 19% dos brasileiros estão desempregados. O número, segundo o Ipea, é 3,5 vezes mais alto do que entre a população adulta. Segundo Pastore, há diversos motivos para isso. "O principal é que o custo para uma empresa contratar um jovem inexperiente é o mesmo de contratar um adulto com experiência. Nesse caso, eles optam pelo funcionário que provavelmente trará resultados mais rapidamente."

O custo de um funcionário para uma empresa no Brasil de é cerca de 103% em relação ao valor do salário. "Em países como a Alemanha e Espanha, existe um contrato de experiência, em que a empresa paga menos tributos por empregados menos experientes. Se isso fosse adotado no Brasil, certamente haveria um estímulo maior à contratação de jovens", diz o professor. "O programa Primeiro Emprego era tão burocrático que não deu certo. Precisamos de algo simples."
MAIS
Google
online
Google