quarta-feira, março 12, 2008

Relatório dos EUA critica corrupção no Brasil
Fernando Barros de Mello - Folha de S. Paulo

O Departamento de Estado norte-americano criticou a impunidade em casos de corrupção por parte de membros do governo brasileiro

O Departamento de Estado norte-americano criticou a impunidade em casos de corrupção por parte de membros do governo brasileiro. Esse é um dos temas do relatório de 2007 sobre a situação dos direitos humanos no Brasil e no mundo, que foi divulgado ontem.
O texto, que é anual, cita a absolvição do ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), a aceitação da denúncia do mensalão, a repatriação dos boxeadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara e a prisão de uma adolescente com homens no Pará.
Quando o tema é corrupção, o relatório fala de "relutância" e "ineficiência em processar" funcionários do governo. "A lei garante penalizações criminais para corrupção, mas o governo não implementou a lei efetivamente e funcionários freqüentemente se envolvem em atos de corrupção impunemente", diz um trecho sobre o Brasil.
O Palácio do Planalto não comentou o relatório após ter sido informado pela reportagem sobre o teor do documento.
O relatório lembra que o Supremo Tribunal Federal recebeu a denúncia sobre o mensalão. "Entre os réus estão ex-membros do governo, ex e atuais deputados e líderes de partidos políticos acusados de pagamentos ilegais a parlamentares em troca de apoio aos projetos do governo." LEIA MAIS
Google
online
Google