quarta-feira, fevereiro 06, 2008

O PT e o PSDB podem se entender
Elio Gaspari, Folha de S. Paulo

RENASCEU EM Belo Horizonte a plantinha de um entendimento do PT com o PSDB. O governador Aécio Neves e o prefeito petista Fernando Pimentel discutem a possibilidade de lançar uma candidatura comum à Prefeitura de Belo Horizonte.
A viabilidade desse projeto é pequena, mas a grandeza da idéia é excepcional. LEIA MAIS
Besteira do Gaspari. Democracia se faz com situação e oposição. Sem oposição, cadê as vantagens da democracia, cadê o zelo pelo dinheiro público?
Imagine para onde vai parar a posição do Brasil no ranking de corrupção, que já anda de mal a pior, se os dois principais partidos se unirem para o que der e vier.
Não se esqueça de que os países com os melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano), todos eles são governados, em alternância democrática, por dois partidos rivais, normalmente um de centro-esquerda e outro de centro-direita. Alternância no governo. Alternância na oposição.
Oposição aderir ao governo, como ocorre nas pedras chatas? Saia da frente: a conta costuma sair cara - caríssima - ao contribuinte.
PS - Nada impede, no entanto, que partidos rivais se unam para defender projetos e princípios comuns previstos em seus respectivos programas.
Google
online
Google