quinta-feira, fevereiro 28, 2008

ITAPEVA - ELEIÇÕES 2008
Quem vai peitar o prefeito?
Por enquanto não apontou no horizonte político pedrachatense, o candidato que irá desafiar o ex-badalado prefeito Luiz Cavani (PSDB). A oposição ainda está na fase de sondagens, aquele processo doloroso de engolir sapos, sorrindo. Nesse processo todo aliado é bem-vindo, até aqueles mais polêmicos, afinal, como diz o ditado, ninguém faz omelete sem quebrar os ovos. Não é segredo pra ninguém que a empresária-radialista Terezinha de Jesus é o amálgama dos descontentes, ela é o oásis no deserto político da unanimidade interesseira. Em outras palavras, Tere é a única que encarna a oposição sem nenhuma dúvida, por isso, ela atrai os descontentes com a atual administração como a luz atrai as mariposas e, também, atrai aqueloutros que aguardam um nome consensual no grupo oposicionista para enfrentar a máquina e o verbo do prefeito. Todavia, se lhe perguntassem, hoje, ela responderia que não será candidata, que prefere um nome que tenha o apoio de seus aliados e amigos.

Entretanto, quem conhece a dileta filha da saudosa dona Paulina, sabe que ela pode mudar de opinião caso não surja um nome viável para disputar a prefeitura com o prefeito Cavani, porquanto, sem chumbo ele não fica. Ela está afinando o discurso para qualquer eventualidade, mandou reformar o caminhão de som, há tempo vem fazendo poupança pra campanha, dizem que vai tingir de castanho os cabelos e voltar usar os óculos tipo mulher-maravilha, enfim, está se preparando para o que der e vier.

Nas hostes cavanistas, no entanto, o clima é de já ganhou, o alcaide vive rindo à toa, inúmeras inaugurações estão programadas para este ano, dentre as quais as 256 casas populares no jardim São Camilo (só aí, são mil votos), mais o asfalto, tipo casquinha de siri, pelos bairros, que deve agüentar até a eleição se não chover demais. A educação, a saúde, o esporte, a promoção social e outros setores ele vai empurrando com a barriga que ninguém reclama. O que faltar fica por conta dos discursos de palanque, no que o nosso prefeito está tinindo, pois agora ele soma a experiência tucana com a de ex-petista, uma antinomia que vai colorir suas falas de rubro-azulão. Não se sabe se os petistas vão gostar disso, mas ninguém é perfeito mesmo.
A única dúvida meio que ofusca o otimismo situacionista é se os partidos que apoiaram o petista Cavani vão apoiar o prefeito tucano. Ninguém aposta dez centavos nisso, entretanto...
É bom lembrar que uma divisão de forças não ajuda ninguém, menos, ainda, a oposição, qualquer bobagem babau eleição. Que ninguém queira cantar de galinho-de-briga na oposição se achando o bom da boca, que todo mundo dança. Porque o prefeito não vai deixar mole pra ninguém (nem para ex-aliados), até porque ele tem a máquina municipal a seu favor e uma equipe bem azeitada como relógio de campanário.
Afinal, existe alguma novidade nas eleições que se aproximam? Porque já cansou toda eleição ter sempre os mesmos nomes ligados ao passado de caciques e coronéis, já está mais que na hora de buscar novos nomes e novos caminhos. Chega de atraso, Itapeva precisa modernizar-se. A esperança é a última que morre. Oremos. ÍNTEGRA

Marcadores:

Google
online
Google