sábado, novembro 17, 2007

'El País': Lula está 'engolindo' a oposição no Brasil
Da redação, O Globo

Com seu pragmatismo e capacidade para dizer o que cada público quer ouvir, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está “engolindo” a oposição no Brasil.

A avaliação é do “El País”, em artigo publicado ontem em sua edição online. O “El País” ouviu de um tucano, que pediu para não ser identificado, que o PSDB vive hoje uma crise de identidade, já que Lula está se apropriando de suas bandeiras.

Para este político, “é difícil se opor a um líder como Lula, que tem a seu lado a grande massa de pobres do país”.

O jornal diz que Lula precisa oferecer cargos e emendas aos parlamentares de sua base aliada para governar. Ao falar sobre a debandada de políticos dos partidos oposicionistas para os governistas, “El País” diz que Lula costuma ironizar a oposição, “dando a entender que seus deputados têm um preço, porque sempre podem acabar sendo comprados para que votem suas propostas no Congresso em troca de alguma ajuda”.

O jornal relata que Lula deu continuidade à política econômica dos tucanos e que agora está fazendo concessões de estradas à iniciativa privada, mesmo tendo condenado o PSDB por querer “vender o país”.

O texto compara Lula a Hugo Chávez, citando as declarações do brasileiro de que há “excesso de democracia” na Venezuela.

Segundo o jornal, Lula acha mais importante governar com o consenso do povo, sem “demasiada mediação de mecanismos da democracia parlamentarista”.

O jornal aponta uma contradição no discurso de Lula, que defende a reforma constitucional de Chávez, mas diz que mudar a Constituição para disputar o terceiro mandato seria brincar com a democracia.
*********
Não é só Lula que está engolindo a oposição. É o normal, no Brasil. FHC e outros também engoliram. Por que é assim? Primeiro, porque os partidos não têm, não defendem um programa partidária; veja que partidos importantes como o PMDB, PP, PTB e tantos outros ficam à disposição do governo, qualquer governo.
Segundo, o governo central, em vez de distribuir as verbas aos estados e municípios por critérios técnicos, impessoais, segura boa parte da verba para trocar com os senadores e deputados fiéis.
Como se vê, a "lógica" de nosso sistema facilita ao presidente de plantão engolir e botar no bolso os demais agentes políticos. E a impunidade está aí justamente para livrar a cara daqueles que deram azar e forem pegados com a mão na botija.
Google
online
Google