quinta-feira, setembro 20, 2007

ESTADO LAICO

Atenção: Projeto Deus na Escola é aprovado na Assembléia de SP.
Dois movimentos fundamentais na Europa:

a) Reforma Protestante
b) Iluminismo.

Através deles, os europeus conquistaram - para todo o Ocidente - a liberdade religiosa. E outras liberdades democráticas.

Se o Estado tiver uma religião oficial, vai impor esta religião a todos. Era assim na Europa no tempo da Inquisição. É ainda assim em certos países, onde "infiéis" são condenados à morte.

Estou dizendo isso porque uma deputada tucana de Sorocaba - só pode ser uma ignorante de doer, dessas que faltaram a todas as aulas de História - apresentou o projeto "Deus na Escola" na Assembléia.
O pior é que os deputados estaduais aprovaram o projeto. Aqui. Resta agora torcer e pressionar o governador Serra para vetá-lo.

Justificativa da deputada: "Visa o presente projeto estabelecer o ensino religioso como área de conhecimento, integrante e integrador da oferta curricular, auxiliando o educando a buscar princípios e valores fundamentais como: valorização do ser humano, respeito pela vida, convivência fraterna, abertura, democracia e integridade."

E os não cristãos?
Religião como área de conhecimento? Páre com isso, ciência é ciência, religião é religião. Foi com essa confusão que a Inquisição quase mandou o grande cientista Galileu para a fogueira (para salvar-se, negou). Galileu defendia, corretamente, que o centro do Universo era o Sol, e não a Terra, como queria a Igreja. Recentemente o Papa pediu desculpa pelo fato.

Gente, o que torna o homem mais tolerante e democrático é a EDUCAÇÃO.

PS - Nada contra religião - ensinada em casa, nas igrejas.

Marcadores:

Google
online
Google