terça-feira, julho 31, 2007

QUEM LEVA MAIS VANTAGEM NO É DANDO-QUE-SE-RECEBE?
Do jornal local Ita News, edição de hoje:
LIDERANDO - O grande vencedor na fase de conquistas de cargos através da legenda foi o PMDB. Ariberto [chefe do PMDB local] é o grande nome e articulador do partido, conseguindo cargos para as esposas de Ximbica [ex-PV] (Secretaria de Espotes], Flauzino Neto (Esportes) e Nei Lambão [ex-PDT] (Ação Social). De quebra, dando mostras que tem mais moral que os demais, Nei Lambão conquistou espaço na Defesa Social. Quer mais? PMDB é PMDB na hora de negociar.
Me lembrei de uma historinha antiga, tão antiga que não sei se serve para os dias de hoje... Querem que eu conte?
Era uma vez ... sabe como é a vida, as eleições iam chegando, era preciso reforçar o time de candidatos. Sempre governista, o partido não queria largar o osso nem que a vaca tossisse. "O poder é uma delícia" - esse era o lema do partido.
Astuto como empresas, fazia pesquisa de mercado, ou seja, fazia pesquisa e levantamento de nomes de lideranças, de ex-candidatos a vereador não eleitos, mas que tivessem obtido boa votação nas últimas eleições.
O foco do recrutamento, por óbvio, estava no potencial de votos. Escolhido o alvo, o restante fica por conta do charmoso Bigodudo:
--Meu bem, vem pro partido também.
--Eu? Por que eu? Sabe, eu queria ser vereador, tentei duas vezes, quase cheguei lá, mas não deu ...
--Nosso partido é diferente
--Sabe, campanha é cara, a gente gasta, investe, gasta até o que não tem, depois perde, fica chupando o dedo...
--Agora você tocou num ponto importante. É exatamente aí que o partido é diferente. Nosso partido não é partido, é profissional, não deixa ninguém no sereno...
--Não estou entendendo...
--Seguinte: se você entrar no partido, você ganha sempre, sempre! Entendeu? Se for eleito, tá resolvido, ? Se não for... sabe, seus votos ajudarão a eleger companheiros nossos. O partido não é ingrato, quem não ganha não fica na rua, não, rapaz. Arrumaremos um emprego pra você.
--Emprego? Como?
--Sim, se você quiser emprego na prefeitura, teje preso, digo, teje empregado, meu amigo.
--Não, não posso, já estou empregado, a minha firma ...
--Se você não pode, pode a esposa, a esposa tá empregada, tá?
--Não, não tá ...
--Então ela que escolha: secretaria de esportes, ação social ... Para os amigos, emprego não falta. Pode escolher, meu amigo.
--Ela não tem experiência, nunca trabalhou em ...
--Quem disse que precisa de experiência? Quem disse? Lá tá cheio de gente sem experiência ... Ela pode aprender com a mulher do ..., com o sobrinho do ..., com a irmã do... Quem lhe faça companhia, não vai faltar, não ...
--, pensei que o concurso tivesse preenchido...
--Pros amigos, sempre tem cargo, sem concurso.
--Mas, e o prefeito? Não apoiei ele na última eleição...
--Deixa comigo. O prefeito é gente boa, é democrático, não persegue ninguém. É homem de visão, enxerga na frente. A eleição passada já era, morreu...agora é hora de pensar na próxima.
--E a Terezinha, apoiei ela na eleição passada, tava com a eleição ganha, ?, e perdeu ... Até agora não consigo entender como é que ela foi perder...
--É a máquina, meu a amigo. Você precisa aprender política conosco, deixar de ser ingênuo ... Ché, ela recusou o apoio, recusaram o apoio da máquina. Da má-qui-na. Da má-qui-na. Onde a Terezinha tava com a cabeça? Também...com aqueles assessores dela, uns sonhadores ... queriam mudar tudo...uns bocós...
--Bom ... eu não sei ... vou conversar ... a mulher é cheia de ...
--O salário é bom, cara. Nessa crise de desemprego, pense bem... E depois, o serviço ...
--Vou falar com ela, depois te ligo...
Google
online
Google