sábado, maio 05, 2007

TECNOLOGIA, GLOBALIZAÇÃO E AGRICULTURA FAMILIAR
"Em relação à sobrevivência da agricultura familiar, o ex-ministro [da Agricultura, Roberto Rodrigues] explicou que, diante da globalização da economia, que favorece o aumento da produtividade, eleva a oferta e reduz os preços das commodities, os agricultores que não conseguem obter bons rendimentos acabam por ser excluídos da atividade, sejam grandes ou pequenos.
Como as margens de lucro são cada vez menores, Rodrigues considera importante que pequenos e médios produtores se unam em cooperativas para aumentar o ganho de escala e fazer frente a um cenário de maior competitividade.
'Existe uma perversidade: toda vez que o uso da tecnologia aumenta, os preços caem e há exclusão. Isso não tem nada a ver com o tamanho do produtor. Na globalização, é muito mais visível porque contamina cenários de diversos países. Os ricos, por causa da visão da sociedade, criam mecanismos para não serem excluídos. É o que falta aqui', disse. ESTADÃO.COM.BR
Eis uma síntese precisa do que ocorreu e vem ocorrendo com a agricultura. Pena que o MST a ignore para continuar iludindo e manipulando milhares de sem-terra, como se ainda fosse possível (como era há uns 50 anos) sustentar uma família em uma pequena gleba com pouco ou quase nenhum capital.

Marcadores: ,

Google
online
Google