quarta-feira, maio 02, 2007

PREFEITURA PUBLICA TUDO NA INTERNET E POPULAÇÃO ACOMPANHA

Um exemplo de transparência
Ana Paula Galli, de Sud Mennucci, Época

A merendeira Elizabeth Gorzoni não é mulher de muitas distrações. Casada e mãe de três filhos, ela diz acordar às 5 da manhã e só voltar para a cama à meia-noite, depois de ver na internet os resumos das novelas e os gastos da Prefeitura de sua cidade, Sud Mennucci, na região oeste do Estado de São Paulo. Isso mesmo. Elizabeth, de 43 anos, fiscaliza freqüentemente o caixa da cidadezinha de 7.500 habitantes, situada na divisa com Mato Grosso. "Eu fazia isso pelo jornal, mas com a internet ficou mais fácil", diz. Ela não é uma exceção.
Os moradores de Sud Mennucci desenvolveram o costume de acompanhar as contas do município por necessidade. A Prefeitura rateia parte do orçamento com os representantes de cada bairro, e eles decidem como usar a verba. Envolvidos diretamente na administração, os moradores cuidam do dinheiro da cidade como se fosse a renda da família. A internet popularizou esse hábito porque Sud Mennucci é uma cidade plugada na rede de computadores.
O uso da internet em Sud Mennucci está chamando a atenção de especialistas que monitoram o combate à corrupção. Segundo Cláudio Weber Abramo, diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, a iniciativa é um exemplo. A Prefeitura paga um funcionário para incluir os dados na internet e traduzir os termos técnicos para que os visitantes do site não tenham dificuldades na pesquisa. Apesar disso, há limitações. As informações entram com um atraso de até dois meses e faltam ainda os registros de despesas com obras de infra-estrutura - uma das áreas que, em qualquer cidade, estão mais sujeitas a fraudes.
"Mesmo assim, é uma prestação de contas excepcional se levarmos em consideração os demais municípios brasileiros", diz Abramo. LEIA MAIS

Marcadores: ,

Google
online
Google