HISTÓRIA - O Primeiro automóvel de Itapeva
Folha do Sul: Conforme noticia o jornal “O Tempo” de 11 de setembro de 1910 a nossa pequena Faxina iria ser visitada por eminentes homens públicos então dominantes na política paulista. Contava-se dentre eles o Dr. Fernando Prestes de Albuquerque, o Dr. Olavo Egidyo, o Dr. Washington Luiz de Oliveira. Foi um grande alvoroço. Como eles viriam de automóvel, as ruas de terra de nossa Faxina foram varridas e consertadas as valas existentes na entrada da pequena cidade. Enfim o povo faxinense iria conhecer o automóvel e ouvir o fom... fom de suas buzinas.A notícia, porém, não se confirmou. Houve, então, uma grande decepção, ainda que fosse compreensível a dificuldade destes importantes homens públicos virem de automóvel percorrendo estradas mal cuidadas.
Somente dois anos depois, o sonho da população faxinense iria se concretizar graças a Victório Ferraris, que circulou, no ano de 1912, com o primeiro automóvel na cidade.O povo demonstrava grande curiosidade e alegria, todos querendo pegar no veículo, que era uma novidade e um prenúncio de avanço e progresso.
Na cidade, havia somente carruagens que se classificavam em carros de primeira categoria e carros de fretes de segunda categoria. Havia até uma fábrica de carroças que pertencia a Paschoal Cuonem e localizava-se na então Rua das Tropas, hoje Avenida Coronel Acácio Piedade.Na época, as carruagens levavam passageiros à estação de Vila Isabel e os carroções transportavam mercadorias para embarcar via estrada de ferro. Eram normais naqueles tempos o aluguel de pastos para abastecer os animais. LEIA MAIS
Marcadores: Itapeva história
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home