domingo, março 18, 2007

Saúde dos índios piora, apesar de orçamento maior com Lula
Roldão Arruda, no Estadão: A questão da saúde entre os índios brasileiros vive um paradoxo. O volume de recursos destinado ao setor cresceu quase três vezes no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passando de R$ 140,2 milhões em 2003 para R$ 454,5 milhões em 2006. Mas também cresceram denúncias sobre a piora no atendimento.
Segundo o Fórum Permanente de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena, que esteve reunido dias atrás em Brasília, estão aumentando os casos de hepatite, desnutrição infantil, malária, tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis. Para os presidentes dos 36 conselhos, os problemas não se devem à falta de dinheiro, mas à sua má aplicação.
Em carta à população, eles afirmam que “falta transparência” e “sobra ingerência política” na gestão das verbas - fatores que facilitam “a malversação dos recursos públicos”. Em entrevista ao Estado, a coordenadora do fórum, Carmem Pancararu, de Pernambuco, observou que “é preocupante constatar retrocessos, apesar do aumento de recursos”.
A a taxa de mortalidade infantil entre índios é o dobro da média nacional. LEIA MAIS
Pois é ... os petistas "acreditavam" que eram feitos de um barro especial! O máximo em honestidade e capacidade administrativa ...He, he, he!
Google
online
Google