Vendas no varejo crescem 10,1% em um ano (de setembro a setembro)
Jacqueline Farid, site do Estadão:
"RIO - As vendas no varejo cresceram 10,1% em setembro, ante o mesmo mês de 2005, segundo divulgou nesta sexta-feira o IBGE.
O segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com crescimento de 11,04% nas vendas em setembro ante igual mês do ano passado, foi responsável por mais da metade da elevação de 10,1% nas vendas do varejo
O câmbio [dólar baixo], com efeito nas importações de componentes e produtos acabados, influenciou os crescimentos nas vendas de segmentos como tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos; equipamentos de informática e outros artigos de uso pessoal e doméstico." LEIA MAIS
Veja bem: é ótimo que o consumo cresça a 10 %. Pena que a produção (PIB) esteja crescendo a apenas 3 %. É aritmético que a diferença está sendo importada.
Por que o descompasso entre consumo e produção interna?
Porque a política distributiva de Lula foi feita basicamente com a desvalorização do dólar (além de aumento do salário mínimo e Bolsa Família).
Dólar baixo derruba os preços internos - estimulando o consumo.
Pelo mesmo motivo, dólar baixo tira rentabilidade das empresas - sai mais barato importar do que produzir.
E agora, José?
Subir o dólar para estimular a produção?
É o que as empresas pedem e os economistas receitam!
Mas...
...dólar alto eleva os preços - tanto quanto derrubam popularidade de governo!
FHC-2 que o diga!
Aposto que é por isso (a mesmíssima trajetória de FHC...) que o presidente Lula anda reclamendo da falta de criatividade dos economistas que "de "A" a "Z" defendem a mesma cartilha"?
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home